Decartes: Acreditava que para pensarmos com a razão é nescessário que nós abrisemos mão das ideias pre concebidas que não houvesse nem um embasamento em teorias antigas.
Comte: Para se criar uma concepção é nescessário ter uma visão geral sobre a baixa progressiva do espirito humano, já que, as generalidades conseguidas como resumo de uma doutrina já concebida adquire todo valor e possui extrema importancia.


Comte: A filosofia positiva considerava desnecessário a investigação das causas primeiras ou finais. “Não tenho pretenção de expor causas geradoras dos fenomenos, pretendia analisar circunstancias e vincular uma das outras”
Decartes: Precisa necessáriamente saber das causas e pontos iniciais, concretos e verdadeiros para poder chegar ao conhecimento verdadeiro. Esse é o primeiro requisito para a aplicação do método, a evidencia.


(Essa parte estava um pouco confusa, por isso coloquei identico como estava escrito no caderno)
Decartes: * Quando criança somos(2) rodeados de ideias pré concebidas o que nos faz não usar o senso e a razão que ainda estão em formação; Quando adultos , passamos a utilizá-los e questionarmos o mundo em que vivemos.
*/ O metodo tem o intuito de desconstruir ideias pre-concebidas para que assim com distanciamento possa atingir a verdade através da rezão.

Comte:*Para o desenvolvimento total da inteligencia humana cada ramo de nosso conhecimento passa sucessivamente por 3 estados diferentes –Teologico,  metafísico e cientifico.
(1)
*Mesmo as ciências mais aperfeiçoadas conservam traços dos estados teólogicos e metafisicos.
*/ O estado teologico está ligado a infancia ele busca explicações sobrenaturais para todas as anomalias presentes no universo.
O estado metafisico é ligado a juventude, um processo de transição, ele fala sobre os fenomenos ligados a uma entidade personificada.
O estado positivo está ligado a idade adulta e dis que não há noções absolutas, e os fenomenos particulares são ligados a visões gerais


0 comentários:

Postar um comentário

 
"Porque aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24:13) | Site Oficial: [Esperança no Evangelho] Online